Projetos/Programas

      Formatura do PROERD

      Ontem, dia 08/12/2015, aconteceu, na UNISUL, a Formatura do PROERD, um Programa realizado pela Polícia Militar do estado de Santa Catarina juntamente com parceiros de nosso município, que tem como objetivo maior combater as drogas e a violência.
     A turma do 5º ano da  E.E.B. Professora Alda Hülse estava presente com seus alunos e com a professora Sônia Porto Luiz Trindade.
     O policial Jean Carlos conduziu maravilhosamente seus alunos durante o segundo semestre de 2015.
     Foi uma solenidade bem descontraída e muito divertida. As crianças adoraram, vibraram e participaram ativamente.
     Parabéns à Policia Militar, ao policial Jean Carlos, aos alunos e aos pais dos alunos pela presença.
     













TEMA: APRENDENDO COM PRAZER
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS/2015
OBJETIVOS:
      - Trabalhar através de atividades lúdicas, gêneros literários diversos, possibilitando ao aluno a aquisição de competências leitoras.
       - Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
    - Aplicar atividades que melhor desenvolvem a capacidade de leitura, escrita e interpretação de texto dos alunos;
        -Vivenciar situações de leitura compartilhada;
   - Aproximar-se do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, jornais, entrevistas), manuseando-os e reparando na beleza das imagens.
-Desenvolver o raciocínio lógico, através de situações do cotidiano escolar, buscando ser rápido e ágil.


PROGRAMA ESTADUAL NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM (PENOA)
O Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) foi lançado em 2013, atende alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio que apresentam lacunas de conhecimento no processo de leitura, produção textual oral e escrita e cálculo. O objetivo é garantir que o aluno consiga superar a defasagem de conteúdo apresentado em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas são oferecidas no contra turno, duas vezes por semana.



Este Programa abre caminhos pedagógicos para aqueles que, no tempo escolar regular, não se apropriaram dos conhecimentos potencialmente previstos e lhes oferta um tempo, um planejamento, uma didática que atenda ao sujeito em suas especificidades pedagógicas e sociais.








Cabe salientar que a leitura e a escrita devem estar em consonância com a idade e o desenvolvimento cognitivo da criança, isto é, o nível de complexificação do gênero textual deve ser adequado à faixa etária e ao desenvolvimento intelectual.

Professora do PENOA Anos Iniciais: Vanice Silva Matias de Souza


PROJETO LEITURA

“Quem não lê, não escreve, não interpreta e
 não amplia seus conhecimentos".


A EEB Profª Alda Hülse homenageou no 2º  bimestre os alunos em destaque do projeto de leitura.

1º lugar: Jéssica Camilo Heidemann


2º lugar: Maria Eduarda Moraes


Professora Regente: Daisy Mª da Rosa Ghisi 
e 2º Professora: Karine de Souza Cascaes


Justificativa: 
Se você perceber a leitura está em todo o lugar e por todo o mundo pessoas abrem mão de seus hábitos de leitura, e sendo substituído por horas na frente da televisão, do computador, de sair com os amigos, paquerar. Independente de como ler e aonde ler, o tempo e os gostos com certeza será um motor de conhecimento do mundo que nos rodeia, ler é muito importante sendo uma atividade que nos permite desenvolver competências linguísticas, vocabulário, criatividade e a capacidade de interpretação. Enquanto lemos imaginamos personagens e criamos os cenários em que desenvolve a nossa imaginação.
Neste sentido, enfatizamos a necessidade da implantação de tal projeto, especialmente para aqueles alunos que vivem  em situação de extrema pobreza e marginalizados. Com o objetivo de facilitar a superação da situação de pobreza, o projeto enfatiza que todos os alunos participem do processo de inclusão social, encaminhando-os com isso para a plena realização da cidadania.

Objetivos:
  • Criar condições para  a leitura em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos possam ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formarem-se como leitores e escritores autônomos no exercício de sua cidadania.
  •    Estimular a leitura por prazer;
  •   Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lêem e constroem a sua própria história cidadã.
Responsável pelo projeto: Cláudia W. dos Santos de Freitas.


Álbum Mais Educação

O Programa Mais Educação teve início em 02/03/2015, com 100 alunos. Temos oficina de: Horta, Karatê, Dança e Apoio Pedagógico. Um trabalho árduo no inicio por ser um Programa novo.
          Aos poucos fomos aperfeiçoando o trabalho e os alunos se interando do real significado do Programa.
          O tempo passou e foi observado pelas famílias a importância de estar na escola no período integral, com atividades pedagógicas, recreativas e esportivas, deixando-os fora da área de risco.
          Registramos com fotos as atividades realizadas. Tudo com persistência, dedicação e união entre alunos, monitores, professores e funcionários; colhem-se bons frutos.
          Percebeu-se, ao longo desses meses, alunos mais interessados, engajados com o projeto, participativos e motivados.
          Podemos avaliar que é uma semente plantada dentro de cada um, desde os alunos até a direção escolar.Sementes jogadas em terras férteis, com frutos maravilhosos sendo colhidos. A arte de ensinar é a melhor forma de saber o quanto é importante semear.
          Contudo, não poderíamos deixar de mencionar e destacar as parcerias que obtivemos desde o início dos trabalhos. Os pais, que abraçaram a ideia e confiaram seus filhos no contra turno escolar, os alunos, que acreditaram em dias melhores através dessa integração, monitores, que se doaram para que os alunos se tornassem cada vez melhores e parceiros da comunidade local e vizinha.
          Sem dúvidas, um conjunto em prol de um contexto social melhor!











Evento Museu
         
No dia 10/07/2015 os alunos do Programa Mais Educação fizeram-se presentes no Museu Willy Zumblick, apresentando a Quadrilha Maluca.
          A coordenadora do Programa e o monitor Jefferson Aparecido receberam o convite e junto com os alunos e direção escolar, aceitaram prontamente.
          Além deste, professores da Unidade Escolar e outras pessoas prestigiaram o evento.
          No semblante de todos, em especial dos alunos, um sorriso e a sensação de dever cumprido. Foi um evento importante para a comunidade e município.

Karatê
         
O Programa Mais Educação, sendo a coordenadora responsável Jaqueline Rodrigues de Souza, participou no dia 26/06/2015 do Primeiro Festival de Karatê no Ginásio de Esportes Paulo Jacob May, em Humaitá de Cima, Tubarão.
          O evento foi promovido com parcerias e com os professores de Karatê: Fabrício de Souza, Márcia de Souza, entre outros.
          Participamos desse evento com alunos (as) e pais interagindo e usufruindo de uma tarde diferente com atividades motivadoras e geradoras de sorrisos e alegria de todos.
          Parabéns aos organizadores pela iniciativa, aos alunos pelo comprometimento e aos pais presentes, que sempre estão prestigiando seus filhos e motivando-os.

          Enfim, dever cumprido, metas alcançadas e cansaço superado pela alegria de saber que fizemos algo importante e marcante para nossas crianças e adolescentes.

Um comentário:

  1. Este Programa é maravilhoso! Parabéns à Escola por mais esta iniciativa!!!

    ResponderExcluir